sábado, 23 de maio de 2009

Os três filtros de Sócrates


Na Antiga Grécia, Sócrates tornou-se famoso pela sua sabedoria e pelo grande respeito que manifestava por todos. Um dia, veio ao encontro do filósofo um homem, seu conhecido, que lhe disse:
- Sabes o que me disseram de um teu amigo?
- Espera um pouco - respondeu Sócrates. Antes de me dizeres alguma coisa, queria que passasses por um pequeno exame. Chamo-lhe o exame do triplo filtro.
- Triplo filtro?
- Isso mesmo - continuou Sócrates. Antes de me falares sobre o meu amigo pode ser uma boa ideia filtrares três vezes o que me vais dizer. É por isso que lhe chamo o exame do triplo filtro. O primeiro filtro é a verdade. Estás bem seguro de que aquilo que me vais dizer é verdade?
- Não - disse o homem. Realmente só ouvi falar sobre isso e ...
- Bem! - disse Sócrates. Então, na realidade, não sabes se é verdadeiro ou falso. Agora deixa-me aplicar o segundo filtro, o filtro da bondade. O que me vais dizer sobre o meu amigo é uma coisa boa?
- Não, pelo contrário...
- Então queres dizer-me uma coisa má e que não estás seguro que seja verdadeira. Mas posso ainda ouvir-te porque falta um filtro, o da utilidade. Vai servir-me para alguma coisa saber aquilo que me vais dizer sobre o meu amigo?
- Não. Na verdade, não...
- Bem! - concluiu Sócrates. Se o que me queres dizer pode nem sequer ser verdadeiro, nem bom e nem me é útil, para quê contá-lo?

Fonte: Fé e Missão

2 comentários:

  1. Infelizmente hoje em dia ninguém quer saber desses filtros. Gostam de semear a discórdia, sem pensar nas consequências que isso pode trazer. Este texto é um grande ensinamento

    ResponderEliminar
  2. Olá, Márcia!
    É verdade. Seria muito melhor se todos nós utilizássemos os três filtros de Sócrates. Aprendamos, pois, com a sua imensa sabedoria.
    Um beijo.

    ResponderEliminar