
Sangha é o nome dado à comunidade buddhista, formada por monges, monjas, noviços, e, na maior parte das tradições, também pelos praticantes leigos.
A comunidade buddhista, tanto a leiga quanto a monástica, foi se expandido gradualmente. O Buddha delegou o ensino do Dharma aos monges que tinham alguma realização espiritual e capacidade de ensinar. Assim, grupos de monges recitadores, eram responsáveis por memorizar e ensinar determinadas porções dos ensinamentos.
Os primeiros monges eram andarilhos que vagueavam pelos reinos indianos a fim de difundir os ensinamentos de Buddha. Assim como os seguidores de outros mestres, os monges buddhistas viviam de maneira muito despojada e vestiam-se com mantos cor-de-açafrão. A única diferença é que eles rapavam a cabeça como sinal de renúncia à vaidade e não aceitavam alimentos crus porque não podiam cozinhar. A cada mês, reuniam-se para a cerimónia de upavasatha (páli: uposatha), que incluía uma confissão e a recitação dos votos monásticos.
Pouco tempo após o falecimento de Buddha, no ano 483 a.C., a comunidade monástica sentiu a necessidade de formalizar toda a doutrina, para que se mantivesse total fidelidade à mensagem original. Desse modo, realizou-se o primeiro concílio Buddhista (foram 4 no total).
Esse encontro reuniu, além dos 500 sacerdotes que mais se destacaram pelo conhecimento da doutrina, o discípulo Ananda, que dotado de memória prodigiosa, recitou todos os discursos de Buddha. Eles foram então compilados no Cesto de Discursos (sânsc. Sutra Pitaka). De maneira semelhante, o monge Upali, que era o responsável por rapar a cabeça dos monges antes da ordenação, teria sido questionado sobre as regras monásticas, e suas respostas foram então registadas no Cesto de Disciplinas (sânsc. Vinaya Pitaka). Os cestos dos discursos e das disciplinas, em conjunto com o Cesto do Ensinamento Superior (sânsc. Abhidharma Pitaka), formam o cânone buddhista, chamado Três Cestos (sânsc. Tripitaka).
Com o passar do tempo, diferentes interpretações a respeito dos ensinamentos foram sendo formuladas. Consequentemente, do segundo ao quarto concílio, várias escolas filosóficas se formaram.
Actualmente existem três delas: Theravada, Mahayana e Vajrayana.
Fonte: Budismo Simples
Sem comentários:
Enviar um comentário